terça-feira, 7 de dezembro de 2010


Semeadura


  No viveiro, a semeadura, ou a colocação da semente para germinar, pode ser realizada de forma direta ou indireta: 
a) Semeadura indireta (sementeira) : quando as sementes são muito pequenas e com baixa taxa de germinação. Esse método apresenta como principal vantagem o maior aproveitamento das sementes. No entanto,apresenta como desvantagem a necessidade de maior quantidade de mão de obra para as operações de transplante. 
b)Semeadura  direta: quando as sementes são grandes e possuem taxa de germinação conhecida e não muito baixa. Deve-se colocar mais de uma semente por embalagem para, posteriormente, realizar o raleio, deixando uma  muda por embalagem. Em relação à semeadura indireta, esse método apresenta como principal vantagem a menor necessidadede mão de obra, além de evitar possíveis danos causados nas mudas durante o transplante.
  Em ambos os casos, deve-se cobrir o canteiro  com tela plástica (sombrite) ou outro material (por exemplo, palha de coqueiro), para proteger as plântulas contra o sol forte. Esta proteção será desnecessária se as sementeiras ou embalagens ficarem sob a sombra natual de árvores.
De maneira geral, as sementeiras são construídas com  80 a 100 cm de largura e com um comprimento variável. Possuem como substrato a areia média  com uma camada de aproximadamente 15 a 20 cm de altura. As sementeiras podem ser  construídas diretamente sobre o solo ou suspensas  sobre mesas ou bancada. Quando construídas diretamente sobre o solo, é recomendado o uso de brita entre a areia e o solo para melhorar a drenagem e evitar o enraizamento das mudas no solo.
  No caso da semeadura indireta, quando as plântulas atingirem de 5 a 10 cm de altura, deve ocorrer a repicagem, ou seja, a transferência das mudas para embalagens, com cuidado especial para a raiz manter-se reta, pois se enrolar a ponta, a  planta poderá não se desenvolver adequadamente. Para evitar erros, siga os seguintes passos:  a) as plântulas devem ser retiradas delicadamente da sementeira recém-molhada;  b) Em seguida devem ser colocadas em recipiente com água;  c) as embalagens que receberão as plântulas devem estar úmidase com um orifício com profundidade suficiente para acomodar as raízes;  d)as raízes das plântulas devem ser  podadas se estiverem com tamanho excessivo e colocadas no orifício da embalagem;  e) a terra ao redor do orifício deve ser pressionada de forma a evitar a formação de bolsas de ar;  f) após estas operações, a muda deverá ficar em local abrigado da luz direta, sob sombrite ou copa de árvores e ser mantida ali por 7 a 15 dias com regas suaves e frequentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário