quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Produtos obtidos através da carbonização da madeira


1) Produtos    Gasosos
Parte dos produtos gasosos produzidos durante o processo de carbonização da madeira pode ser condensada, o que permite a obtenção de um liquido composto por duas frações: O Licor Pirolenhoso e o Alcatrão.
ð  Licor Pirolenhoso
     É a fração aquosa do líqüido condensado, de cor marrom, sendo constituído de pelo menos 80% de água. O restante da sua composição apresenta uma gama de dezenas de componentes químicos, com destaque para o ácido acético, o álcool metílico e a acetona. A recuperação industrial desses produtos, praticada há muitas décadas, veio sofrendo forte declínio ao longo do tempo, em função do surgimento de novas alternativas para suas obtenções. Principalmente na Europa, no entanto, ainda existem indústrias que fazem esse tipo de recuperação. No Brasil, a utilização do licor pirolenhoso tem recebido destaque no campo da agricultura orgânica e natural. Nesse contexto, há indicações práticas de que a sua aplicação, quando convenientemente diluído em água, trás benefícios para as culturas agrícolas. Além disso, o interesse pelo produto é decorrente do seu reduzido nível de toxidez, protegendo, dessa forma, a saúde do agricultor, bem como a do consumidor. 
ð  Alcatrão
É também conhecido como fração oleosa ou pesada do condensado, apresentando coloração negra. É composto também por dezenas de produtos químicos, mostrando-se mais denso e viscoso que o licor pirolenhoso, do qual se separa, em sua maior parte, por simples decantação. As principais referências de uso para o alcatrão são: como combustível; como matéria-prima para obtenção de fenóis para fins químicos e farmacêuticos; como preservativo de madeira, na produção de solventes, tintas e vernizes etc. Se no exterior a maior ênfase é para usos químicos, no Brasil, a sua recuperação tem sido conduzida desde a década de 80, para uso como combustível em fornalhas.

2)    Gases não condensáveis
Corresponde à fração não condensável da fumaça oriunda da carbonização, e que apresenta gás carbônico, monóxido de carbono, hidrogênio e hidrocarbonetos como seus principais componentes. Sua principal utilização seria como combustível no próprio processo de carbonização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário